Make your own free website on Tripod.com

Fraternidade Rosacruz Max Heindel

Home

Max Heindel | O Templo Rosacruz | Fundamentos Rosacruzes em Perguntas e Respostas | Calendário de eventos | Breve História de Nosso Centro | Cursos por Correspondência | Ecos da Fraternidade Rosacruz | Ecos da Fraternidade Rosacruz/Janeiro-Fevereiro de 2002 | Links | Contate-nos
Ecos da Fraternidade Rosacruz/Janeiro-Fevereiro de 2002

clique aqui para reproduzir o som

Boletim Oficial do Centro Autorizado do Rio de Janeiro

emblem1.gif



Aquário e Peixes jan/fev/mar/02


MEDITAÇÃO ESPIRITUAL DE AQUÁRIO

( Do livro Interpretação da Bíblia para a Nova Era de Corinne Heline )


O símbolo pictórico de Aquário é o Portador de Água, um homem vertendo, de um vaso, a água da vida, despejando-a sobre a terra para seu revigoramento e sua renovação.

Aquário rege a aurora da Nova Era. O Sol, pela precessão, já tocou a aura de sua influência eletrizante e, como resultado, a vida humana, em todos os seus aspectos, está experimentando uma tremenda aceleração.

Através de seu regente planetário, Urano, Aquário governa as forças mais sutis da Natureza. Por conseguinte, sob sua inspiração, o mundo material vem sendo transformado pelas forças extraídas das fontes de luz e de poder tal como os encontrados na eletricidade e nas forças do átomo agora liberadas. Similarmente, processos que aceleram e despertam os poderes latentes da mente e da alma do homem estão sendo ativados na medida em que os ensinamentos da Iniciação vão sendo a ele retornados.

O Portador de Água é uma figura andrógina na qual os princípios masculino e feminino acham-se igualmente combinados. O resultado psicológico deste estado de equilíbrio é uma relação perfeitamente balanceada entre os sistemas nervosos simpático e cérebro-espinhal. Na terminologia da Iniciação, esse desenvolvimento é conhecido como o Casamento Místico. Uma versão bíblica do processo envolvido é o milagre de Canaã, quando Cristo transforma a água em vinho. Uma concepção simbólica dessa fase da Iniciação é dada por Saint Germain e ela retrata um mar tempestuoso sobre o qual brilham oito estrelas reluzentes. Uma figura feminina despida acha-se parada com um pé sobre a terra e o outro sobre o mar. Segura duas conchas em suas mãos; de uma jorra bondade e, da outra, caridade, qualidades que promovem amizade e fraternidade. Sobre sua cabeça, acha-se uma estrela de oito pontas, formando uma pirâmide em seu centro; uma parte dela é branca e a outra, preta, simbolizando os dois aspectos da lei oculta. Perto da mulher, há uma planta com três botões desabrochados e sobre ela paira uma borboleta com as asas abertas. O símbolo, num todo, indica vida mais rica e os poderes ampliados que Aquário irá doar à humanidade. É sob esse signo que o homem se move na direção do estado de super-homem, e, através desse poder, o reino humano fará nascer um quinto reino, o reino das almas.

O símbolo do tarô é similar em alguns aspectos ao de Saint Germain. Ele representa a figura ajoelhada de uma mulher carregando uma urna em cada mão. De uma delas, um líquido está sendo derramado no mar; da outra, sobre a terra. Logo atrás dela, aparece o glorioso reino descrito por São João como o novo céu e a nova terra. Sobre sua cabeça, está a luz brilhante de uma estrela de oito pontas. Em baixo da figura, acha-se a inscrição: Aquele que quiser entrar aqui terá que morrer para o seu eu inferior. E assim continua para declarar que, pela contemplação ( um grau mais profundo de meditação), os olhos da alma se dirigirão do reino exterior das aparências para o reino interno da realidade. A interpretação oculta do líquido sendo despejado sobre a terra e o mar é a abundante chuva do éter de Cristo, pois o Cristo está se aproximando mais da Terra, e os éteres espirituais estão se tornando mais densos, com efeitos mais potentes. O derramamento deles está tornando mais fácil para o homem despertar, em seu interior, seus próprios poderes Crísticos, os quais ele poderá usar para ajudar os outros. E também para apressar a volta do Senhor.

São Paulo se referiu ao trabalho natural da lei espiritual quando disse que há leite para os bebês e carne para o homem forte. Toda grande religião universal tem duas fases de ensinamento: profundas verdades esotéricas dadas apenas aos poucos que estejam prontos para recebê-las, e uma versão simplificada dessas verdades para as massas. Como o Equinócio de Março se desloca para trás através de cada signo do Zodíaco, a religião dada ao povo em geral está em harmonia com o signo corrente. As verdades esotéricas mais profundas vêm sob o signo oposto, o do Equinócio de Setembro. Por exemplo, a religião Aquariana para as massas será centrada na Paternidade de Deus e na Irmandade do Homem. Os ensinamentos esotéricos reservados para os poucos serão centrados no signo oposto, Leão, cuja nota-chave está biblicamente descrita nas palavras de São Paulo: O Amor é o cumprimento da Lei.

Sob Leão, o coração iluminado ou sagrado se tornará a luz central do corpo, e o poder do amor será o principal fator motivador da vida. Compartilhamento em vez de avareza será o objetivo principal do mundo de negócios, e então a cooperação tomará o lugar da atual competição. A tolerância irá superar o fanatismo e a reabilitação substituirá a pena capital. Cada indivíduo vai colocar o bem do próximo adiante do seu próprio, e o ideal supremo da vida será servir uns aos outros com amor. A nota-chave bíblica para a nova civilização Aquariana pode ser encontrada nas palavras do próprio Cristo: Sois meus amigos .

Aquário é a décima primeira casa, signo da amizade, camaradagem e fraternidade. A Era Aquariana que está para vir substituirá a ênfase do desenvolvimento espiritual do indivíduo para o grupo. Isso já se faz notar na crescente atenção dada pelas instituições educacionais ao treinamento de estudantes para o serviço social. Nas escolas ocultas, está evidente uma tendência similar. A conhecida declaração de Cristo, onde duas ou três pessoas estejam reunidas em meu nome, eu lá me encontro entre elas, adquire um significado mais profundo à luz do desdobramento Aquariano.

Aquário tem dois governantes: Saturno e Urano. O primeiro governa o que é antigo e pertence ao passado. Urano governa tudo o que é novo e pertence ao futuro. Os antigos retratavam Aquário como uma árvore da vida com dois galhos: um galho terminando numa figura indicativa da velhice e representando o produto de Saturno e o outro galho terminando na figura de belo jovem carregando em suas mãos o Cálice Sagrado, símbolo da realização sob a influência transformadora de Urano.

No atual estágio da evolução, toda a humanidade, individual ou coletivamente, está num período de transição, movendo-se gradualmente da antiga ordem estabelecida para a nova civilização emergente. O antigo está desmoronando e o novo está em processo de formação. Conseqüentemente, nada está estabelecido ou estável. Tudo acha-se num estado de transformação. O turbilhão e o conflito que agora engolfam o mundo emergem das condições perturbadoras e deslocadoras que acompanham a passagem de uma ordem para a outra.

É a função de Saturno, o governante do lado material de Aquário, confinar, limitar e prover formas fixas e seguras através das quais as forças da vida do indivíduo e da sociedade possam ser efetivamente canalizadas no plano material. Esta é a sua contribuição construtiva à vida expressa neste plano da existência. Entretanto, uma vez que a vida evolucionante está constantemente expandindo seus poderes, as formas que Saturno fornece necessitam ser trocadas periodicamente por outras de maior elasticidade e maiores dimensões. Urano está junto com Saturno em Aquário e sua tarefa é destruir formas inadequadas e cristalizadas para que outras possam ocupar seu lugar. Urano destrói apenas o que se tornou um impecilho à vida evolucionante e progressista. Por isso, é chamado de transformador. É também denominado de o planeta de Cristo, porque sua influência é a da Voz em Revelação associada com o impulso redentor de Cristo que declara: Veja, eu faço novas todas as coisas.

Em todas as partes é preciso que se note as evidências da próxima era de Aquário. Nas ousadas aventuras submarinas e nas do espaço aéreo, e na preparação das viagens espaciais acham-se revelados os impulsos de Urano que começa a penetrar todo o globo. As crianças de hoje em dia falam naturalmente em viajar à Lua, a Vênus ou Mercúrio, assim como falavam , tempos atrás, em irem a cidades ou lugares nos estados onde nasceram. Como a preparação para a exploração de outros planetas requer planejamentos longos e árduos e disciplina severa, assim também preparativos semelhantes são necessários para o discípulo da Nova Era. Como os cientistas procuram explorar reinos externos de outros planetas que correspondem ao corpo físico da Terra, também os discípulos da Nova Era estão sendo preparados para entrarem em corpos espirituais mais refinados tanto da Terra quanto de outros planetas.

As forças dos dois éteres superiores estão se tornando muito mais potentes em sua influência sobre a humanidade. O Éter de Vida ajuda no desenvolvimento da percepção extra-sensorial enquanto o Éter Refletor desperta uma força latente no discípulo na preparação para a Iniciação.

Não está tão distante a época em que a palavra Iniciação será bem conhecida e o trabalho de Iniciação recuperará o seu lugar de suprema conquista na vida espiritual. Uma evidência dessa tendência pode ser notada no fato de que, em inúmeras igrejas ortodoxas, grupos de pessoas têm sido formados para estudarem e desenvolverem suas faculdades espirituais latentes no homem que até agora tinham sido vistas como pertencentes exclusivamente ao reino da metafísica e, portanto, bastante distante da esfera da religião como é hoje compreendida.


A VEREDA DO SENHOR

Pode-se renovar a vida por uma profunda decisão. Este intenso querer é o que imprimirá uma nova direção à nossa existência. E o Cristianismo veio fortificar-nos em nossa elevação, a dotar nosso interior de uma perene alegria.

Às vezes, ao acordar pela manhã, despertamos com uma alegria intensa. Isto se dá porque, na véspera, sentimos piedade por alguém e este bom sentimento faz com que o Espírito de Vida atraia para si a força do Cristo, e, então, somos banhados por grande alegria, que nos dispõe a perdoar tudo. O Espírito de Vida trouxe-nos uma potência unificante.

Desejamos que, ao meditar no profundo Drama Cristão, haja no irmão e amigo um recolhimento interno para que lhe venha a ânsia de transmutar sua vida, porque a força restauradora que o Senhor traz nos convida à renovação.

Quando somos Espíritos dignos, queremos solucionar todos os nossos problemas pelo bom caminho: o da retidão e o da virtude. E essa vereda é a traçada pelo Senhor, pois Ele é o perdão, o amor, a bondade, a Luz, o Caminho.

Uma boa criatura é aquela que se empenha em pôr seu coração vibrante de piedade, que adormece tranqüila, nada a pode perturbar, pois empregou seu dia lutando, mas com amor e razão. Quando se luta sem raciocinar, está-se propenso a cair em perigosas armadilhas que obstruem o avanço espiritual.

Por isso, vendo o Senhor que nos faltava o desejo de ser bons, veio e disse: Eu sou vossa salvação. E mais ainda: Não vos preocupeis por dois pedaços de pão nem por dois pares de sandálias. Assim o fez para mostrar-nos a utilidade da piedade.

* * * * * * *


ATIVIDADES NA SEDE DA FRATERNIDADE ROSACRUZ
Horário: 17 horas
Palestra Mensal - domingo - 13 de janeiro
Estudo do Conceito Rosacruz do Cosmos - sábado - 26 de janeiro
Dia de Confraternização - domingo - 17 de março
Páscoa - domingo - 31 de março


III ENCONTRO JOVEM

A Fraternidade Rosacruz Max Heindel anuncia seu III Encontro Jovem a ser realizado no dia 21 de abril de 2002, às 17 horas. O tema deste ano será: A Importância da Oração e do Serviço.
Estamos enviando em anexo a ficha de inscrição que deverá ser preenchida por jovens a partir dos 14 anos e devolvida até 31 de março.

SERVIÇO DE AUXÍLIO E CURA

Em obediência ao mandamento do Senhor Cristo de curar os enfermos, a FRATERNIDADE ROSACRUZ realiza, a nível mundial, semanalmente, o Serviço de Cura, quando a Lua entra em um signo cardeal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) . Os estudantes podem associar-se a esse serviço devocional de ajuda por meio de seus pensamentos e preces, recolhendo-se às 18:30 horas ( 19:30 em horário de verão), mentalizando o Emblema Rosacruz e meditando fervorosamente sobre Amor Divino e Cura.

Janeiro 05 12 19 26 Fevereiro 02 08 16 23 Março 01 07 15 22 28


DIA DE CONFRATERNIZAÇÃO

Comemorando o quarto ano de nossas atividades na nova Sede, realizaremos uma reunião de Confraternização no dia 17 de março de 2002, às 17 horas. É com muita alegria que convidamos nossos leitores e seus familiares.


CURSOS DA FILOSOFIA ROSACRUZ

A Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece gratuitamente os Cursos Preliminar (12 lições), Suplementar (40 lições), Ensinamentos Bíblicos da Sabedoria Ocidental (28 lições) e de Astrologia (Preliminar (26 lições), Suplementar (12 lições) e Superior (13 lições) para todos os interessados que queiram iniciá-los. Para solicitá-los, basta escrever para o endereço abaixo ou para o e-mail, pedindo inscrição.
Os Cursos Suplementar, Ensinamentos Bíblicos e Astrologia deverão ser solicitados só depois de completado o Curso Preliminar.


AQUISIÇÃO DE LIVROS

Informamos aos nossos leitores que, na Livraria Galileu, Rua Major Ávila, 116 - loja B, Tijuca, tel. 2567-4733, na Livraria Pororoca, Rua Visconde de Pirajá, 540 - Sala 309, Ipanema, tel. 2274-4343, das 12 às 19 horas, em Francisco J. Laissue - Livros, Praça Olavo Bilac, 28 - Sala 201, Centro, tel. 2509-7298, das 12 às 19 horas, e na Livraria Mística, Rua Siqueira Campos, 143 - Sobreloja 101, Copacabana, tel. 2548-9641, das 10 às 19 horas, podem ser encontrados livros da Bibliografia Rosacruz escritos por Max Heindel.

Os estudantes que não moram na cidade do Rio de Janeiro podem adquirir livros pelo reembolso postal, dirigindo-se à Fraternidade Rosacruz em São Paulo, pelo tel-fax (011) 3107-4740 - e-mail: rosacruz@fraternidaderosacruz.com.br.

VISITE O SITE DE NOSSA FRATERNIDADE
http://www.homestead.com/fraternidaderosacruz


Todo dia uma luz nasce.
É a beleza que DEUS fez no mundo
São as luzes que dão força, amor, energia e coragem. São as luzes da vida.
Cada pessoa, cada ser, tem uma luz forte ou fraca que ilumina alguém em especial, seja homem ou mulher, professor ou aluno, criança ou adulto, amigo ou inimigo, mas ilumina a todos.
Não existe ser sem Luz, pois a Luz é a Vida.

P.P.C. - 9 anos

emblem1.gif

A Cruz de Rosas com as inscrições C.R.C, que representa Christian Rosen-kreutz , Cristão Rosa-Cruz, o veneravel fundador da Escola de Mistérios do Mundo Ocidental, da qual procede a Fraternidade Rosacruz , estabelecida por Max Heindel, sob a direção dos Irmãos Maiores da Ordem Espiritual.

CARTAS ROSACRUZES - Escritas por teósofos cristãos do Século XVIII, Cartas Rosacruzes constituem uma encarnação anterior dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, cuja última mensagem está contida no Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel.



emblem1.gif

Prince Ragoczy of Transylvania-
Comte De St.-Germain
Artist Augustus Knapp

The great initiate who termed himself the Comte de St.-Germain must not be confused with the French general of the same name, for the Wonderman, as M. de St.-Germain was often called, was not a scion of the French family. The theory long held that he was a Portuguese Jew has now been discarded as untenable. The most reasonable conclusion regarding his birth is that he was the legitimate son of Franz-Leopold, Prince Ragoczy of Transylvania: in fact the Comte de St.-Germain appeared in Leipzig in 1777 as Prince Ragoczy. He also admitted to Prince Karl of Hesse that he was the son of Prince Ragoczy and that he was reared and educated by the last Duc de Medici. The contradictory nature of the data regarding the Comte de St.-Germain is strikingly evidenced by several chronological inconsistencies. It is generally supposed that this mysterious adept was born in 1710, but the Countess v. Gergy declared that she had seen him during that year in Venice and that he appeared to be between forty-five and fifty years of age at that time. While the church register at Eckernforde contains a record of his death in 1784, it is known that he was seen upon several occasions subsequent to that date, having attended a Masonic conference in 1785 and having been recognized in Venice in 1788. The last historical mention of the Comte de St.-Germain was in 1822, at which time he was presumably on the eve of embarking for India.
Manly Palmer Hall
(From the Secret Teachings of All Ages)

Contents Copyright ©1996, Philosophical Research Society. All Rights Reserved.

Insira o conteúdo de apoio aqui