Make your own free website on Tripod.com

Fraternidade Rosacruz Max Heindel

Home

Max Heindel | O Templo Rosacruz | Fundamentos Rosacruzes em Perguntas e Respostas | Calendário de eventos | Breve História de Nosso Centro | Cursos por Correspondência | Ecos da Fraternidade Rosacruz | Ecos da Fraternidade Rosacruz/Janeiro-Fevereiro de 2002 | Links | Contate-nos
Fundamentos Rosacruzes em Perguntas e Respostas

Quem são os Rosacruzes e o que significa o seu nome?*

Segundo a Enciclopédia Britânica, não houve Rosacruzes antes do Século XVII, referindo-se obviamente, às circunstâncias ligadas ao aparecimento dos três famosos documentos: Fama Fraternitatis (1614), Confessio (1615) e as Bodas Químicas de Christian Rosenkreuz (1616) - ano este em que morreu Shakespeare. Três anos mais tarde Robert Fludd criou sua Rosa-Cruz, que consistia de uma cruz latina simples, com uma rosa no centro, sobre uma pirâmide de três pés.


No entanto, de acordo com as tradições da Fraternidade Rosacruz, aquele que é conhecido sob o nome simbólico de Christian Rosenkreuz, apareceu durante o século XIII e no século XIV, em 1313, fundou a Ordem Rosacruz. Esta é a data aceita por Max Heindel, embora alguns autores advogam o aparecimento de Christian Rosenkreuz no século XV e 1413 como o ano de fundação da Ordem. A cronologia de Max Heindel associa a fundação da Ordem Rosacruz com a queda da Ordem dos Templários, que se deu em 1312, depois de muitos anos de perseguição e execuções pela Igreja e pelo rei.


Embora o Rosacrucianismo como tradição mística descenda de Tubal-cain e Hiran Abiff, da linhagem do Fogo, o movimento Rosacruz propriamente dito emerge após o Século XIII, reagindo a um período de noite espiritual. Neste período foram escolhidas cuidadosamente personalidades particularmente dotadas que formaram a grande Escola de Mistérios do Ocidente.


A antiga Fraternidade Rosacruz era formada por seres de elevada espiritualidade que haviam avançado muito além da humanidade comum em pureza e sabedoria espiritual. Eram sábios alquimistas, doutores e matemáticos - doze superhomens do Séc. XIII que se reuniram em torno de um décimo terceiro chamado Chistian Rosenkreuz (Cristão Rosa Cruz), com o qual trabalhavam em conjunto. Estes treze irmãos superiores realizavam seu trabalho em segredo. Formaram entre si uma Irmandade que ficou conhecida como os Rosacruzes. Os ensinamentos desta Ordem eram transmitidos unicamente a poucos sábios.


No início do Séc. XVII circularam em forma de manuscrito os primeiros documentos conhecidos, que depois foram impressos em alemão, em cerca de 1614.


Esta Irmandade secreta ainda existe, trabalhando nos planos internos, pela elevação da humanidade. Apenas os que se encontram num elevado grau de evolução são admitidos neste núcleo interno do movimento Rosacruz e, como verdadeiros médicos das almas, podem encontrar-se entre aqueles que à frente de algum grande movimento se mostram diretamente interessados no progresso do mundo e na sua obra. Estes Irmãos jamais se dão a conhecer e trabalham altruisticamente para o bem da humanidade.


Em 1908, após ser testado em sinceridade de propósitos, desprendimento e desejo de servir a humanidade, Max Heindel foi escolhido pelos Irmãos da Rosa Cruz para divulgar publicamente os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, visando preparar a humanidade para a próxima era de Fraternidade Universal. Através de intensa disciplina e devoção ao serviço, conquistou o status de Irmão Leigo (Iniciado) na exaltada Ordem Rosacruz, a Escola de Mistérios do Ocidente, cujo Templo se encontra nos planos suprafísicos.


Sob inspiração dos Irmãos da Rosacruz, gigantes espirituais da raça humana, Max Heindel escreveu o "Conceito Rosacruz do Cosmo", publicado em 1909, que se tornou um clássico do Ocultismo Ocidental, traduzido em vários idiomas.

Por meio de seu próprio desenvolvimento espiritual ele se qualificou para comprovar por si mesmo muito do que lhe havia sido transmitido pelos Irmãos Maiores, no "Conceito Rosacruz do Cosmos", bem como ministrar conhecimentos adicionais que mais tarde foram publicados sob a forma de seus numerosos livros.

Sob a direção dos Irmãos Maiores da Rosacruz, a Escola de Mistérios do Ocidente, Max Heindel fundou em 1909 a Fraternidade Rosacruz em Seattle, transferindo-se em 1911 para Mt. Ecclesia, em Oceanside, California.

Embora a palavra "Rosacruz" seja usada por várias outras organizações, que se proclamam remanescentes de antigas atividades da Ordem, a Fraternidade Rosacruz não tem nenhuma ligação com estas.

RELATIVO A OUTRAS SOCIEDADES

É freqüente recebermos cartas de estudantes dizendo o que esta ou aquela sociedade pregam em relação a uma determinada matéria e perguntam: o que há de verdadeiro nisso? Como conciliar essas informações com nossos ensinamentos? Porque nossos ensinamentos são diferentes? Gostaríamos de dizer, de uma vez por todas, que é impossível responder a tais perguntas, porque não é política da Fraternidade Rosacruz discutir os ensinamentos de outras sociedades. Divulgar nossos próprios ensinamentos toma todo o nosso tempo e se nossa literatura for bem estudada, a razão para estes ensinamentos será sempre encontrada. Não existe nenhuma afirmação feita pela Fraternidade Rosacruz que não seja respaldada pela razão e pela lógica e estamos sempre desejosos de reiterar e de intensificar esse aspecto. Procuramos de todas as formas possíveis satisfazer aos estudantes, mas não podemos tomar ao nosso cargo, rebater ou dar explicações sobre os ensinamentos que integram outras sociedades.

MAX HEINDEL

"Ecos", Setembro de 1914

Este artigo de Max Heindel representa a nossa política até hoje e embora saibamos que possa existir um interesse natural em conhecer até que ponto outras organizações ou sociedades diferenciam-se da nossa ou se assemelham a ela, sentimos que a explicação mais satisfatória de objetivos, propósitos, política, etc., só pode ser dada pela própria organização.

A FRATERNIDADE ROSACRUZ não tem nenhuma conexão com QUALQUER outra organização; seguimos o exemplo de Max Heindel e limitamos nossa informação e ensinamentos ao que foi divulgado na Filosofia Rosacruz, estando certos de que, lendo as explicações dadas por Max Heindel, apreciarão a nossa atitude.


" Considerando a força e a potência da palavra humana podemos compreender,

ainda que vagamente, a potente magnitude da Palavra de Deus, o Fiat Criador".


Lema e Missão Rosacruz

Mente Pura - Coração Nobre - Corpo São

Nossa divisa: Serviço



Fraternidade Rosacruz*Centro Autorizado do Rio de Janeiro* Rua Enes de Souza, 19* Tijuca*Rio de Janeiro *RJ* Brasil * 20521-210